Uniformidade de Dose Unitária: Uniformidade de Conteúdo x Variação de Peso
11/03/2020
O novo critério da acidez na água purificada
O novo critério para Acidez e Alcalinidade na Água Purificada
09/07/2020

O 5º Lugar é do…

Atualmente a Industria Farmacêutica está cada vez mais em ascensão e o Brasil está nesta corrida. Hoje a Indústria Farmacêutica brasileira ocupa a 8º posição no ranking mundial, onde dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa revelam que em 2021 estaremos no 5º lugar.

            Porém sabemos que para manter este crescimento sólido e certeiro, as Indústrias devem estar em constante aprimoramento de seus métodos, pesquisa para inovações e garantia da qualidade dos seus medicamentos. Nesse artigo vamos conhecer a importância do Controle da Qualidade na produção de medicamentos.

Controle de qualidade na indústria

Na Indústria Farmacêutica, o Controle da Qualidade Físico-químico e Microbiológico são áreas vitais e devem ter laboratórios próprios ou terceirizados em um laboratório de controle de qualidade qualificado. Estas áreas possuem o objetivo de analisar os produtos fabricados conforme os métodos e especificações padronizadas.

A verificação da qualidade também visa minimizar e eliminar erros durante os processos de fabricação dos medicamentos, sejam estas através de intervenções, monitoramento da área de produção e avaliação de matérias primas, materiais de embalagem, rótulos, bulas, produtos intermediários e acabados.

As ações geradas pelo Controle da Qualidade das indústrias farmacêuticas refletem em todos os setores da empresa, portanto, elas vão além de análises laboratoriais. O monitoramento da água utilizada no processo, qualidade do ar das áreas fabris, limpeza dos equipamentos, produtos de degradação e o gerenciamento de solventes residuais. É garantir para o consumidor final um medicamento de qualidade, padronizado e com a melhor matéria-prima, refletindo na qualidade de vida da população brasileira.

Terceirização do controle de qualidade

Existe uma tendência na terceirização do controle de qualidade pelo fato de serem setores muito específicos e cada vez mais exigentes em relação à custos e mão-de-obra qualificada. Manter estes profissionais custa caro para empresa, valendo a pena terceirizar porque a manutenção de equipamentos calibrados, padrões e até mesmo alguma certificação como a NBR ISO/IEC 17025 é inviável na maioria das vezes para as empresas fabricantes de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene.

Referências:

HESS, Bianca Sarturi. Controle de qualidade na produção de medicamentos. 2016. Neoprospecta. Disponível em: https://blog.neoprospecta.com/controle-de-qualidade-producao-medicamentos/. Acesso em: 06 abr. 2020.

SIMÕES, Roberta. Qual a importância do Controle da Qualidade na indústria farmacêutica? 2018. IPOG. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/saude/qual-a-importncia-do-controle-da-qualidade-na-industria-farmaceutica/. Acesso em: 06 abr. 2020.

Bruna Savedra Santana

Química de Controle de Qualidade do Laboratório Controller

Os comentários estão encerrados.