Perguntas frequentes

01 Por que é importante o envio do excipiente para a análise de Variação de Peso e Uniformidade de Conteúdo de medicamentos?

A alíquota de excipiente enviada à parte serve para zerar o equipamento em que será quantificada a amostra contendo o ativo com excipiente, ou seja, importante para descontar o excipiente presente na amostra e garantir que não interfira no resultado.
03 Por que é importante preencher todos os campos do Formulário de Identificação de cada amostra preparada para o envio?

Cada tipo de amostra tem o seu formulário específico e as informações preenchidas pelo cliente são repassadas diretamente para o relatório de ensaio. É importante também para a rastreabilidade de possíveis não conformidades após o recebimento dos resultados.

02 Qual a diferença entre a análise de Variação de Peso e Uniformidade de Conteúdo em cápsulas duras?

A Farmacopéia Brasileira (2010) explica que a análise de Uniformidade de conteúdo baseia-se no doseamento do ativo de um número de doses unitárias, devendo-se utilizar doses abaixo de 25 mg. Para a análise de variação de peso deve-se realizar o peso médio e a partir do resultado do doseamento de um alíquota, estimar a quantidade de ativo em cada cápsula, devendo-se utilizar uma dose igual ou acima de 25 mg.
04 Qual a quantidade de amostras que devo enviar?

Respeitar a quantidade exata solicitada nos procedimentos de amostragem de cada amostra, pois o envio de amostras em menor ou maior quantidade pode inviabilizar a análise.
Você tem alguma dúvida?

controller@laboratoriocontroller.com.br

Atendimento

Território Nacional