Pseudomonas Aeruginosa: Como Evitar Que Contaminem a Água [2021]

O Conservante Ideal
30/01/2017

Pseudomonas Aeruginosa: Como Evitar Que Contaminem a Água [2021]

Pseudomonas aeruginosa

Conheça como a Pseudomonas aeruginosa pode contaminar a água purificada e saiba como evitar desvendando este problema!

Por que ocorre esta contaminação na água purificada?

Ocorre porque a Pseudomonas aeruginosa é capaz de utilizar vários substratos como fonte de carbono e colonizar ambientes nos quais a oferta de nutrientes é limitada, como em água purificada, assim como sobreviver por longos períodos em ambientes inadequados, como em soluções detergentes e desinfetantes.

 Qual a origem desta contaminação no produto manipulado?

Quando é encontrada em produtos manipulados, advém da água purificada utilizada como matéria prima, das áreas úmidas e contaminadas do ambiente produtivo como pias e drenos e da manutenção e higienização inadequada dos componentes do sistema de purificação e armazenamento de água.

Quais os cuidados que devo tomar para evitar essa contaminação?

A água purificada requer rigor no controle de sistemas de purificação, armazenamento e distribuição.

Deve se estar atendo aos procedimentos de limpeza e sanitização, a troca periódica de filtros ou regeneração de resinas de troca iônica, a limpeza do recipiente de armazenamento de água (barrilete) e a limpeza frequente da caixa d’água para evitar a formação de matéria orgânica (algas).

Qual a consequência do aparecimento de Pseudomonas aeruginosa no meu relatório de qualidade da água purificada?

Como é a principal matéria prima das formulações, pode ocasionar: perda da estabilidade física e química, perda da viscosidade, ineficácia terapêutica pela complexação com princípios ativos, inativação do sistema conservante, geração de compostos tóxicos devido à degradação e infecções em pacientes com baixa imunidade.

O ensaio de Pseudomonas aeruginosa é obrigatório?

De acordo com a RDC 67 de 2007, a água utilizada na manipulação deve cumprir com especificações farmacopéicas, que preconiza a ausência de Pseudomonas aeruginosa em 1g ou 1 mL para produtos farmacêuticos não estéreis e exige também a sua ausência em 100 mL água purificada.

Confira também nosso artigo sobre como escolher o conservante ideal aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?