Qual a diferença entre o Challenge Test e o Shelf Life?

Água Purificada – Faça a Análise Crítica do Controle de Qualidade com 5 dicas fáceis!
21/06/2018
Uniformidade de Dose Unitária: Uniformidade de Conteúdo x Variação de Peso
11/03/2020

Qual a diferença entre o Challenge Test e o Shelf Life?

Muitas são as dúvidas em relação a prazo de validade, quantidade de conservante, a melhor embalagem, quais matérias primas são mais adequadas, entre outros para obter um produto de qualidade, com maior prazo de validade e com um bom custo-benefício. Desta forma, existem analises para determinar todos esses fatores, dentre eles, temos o Challenge Test e o Shelf Life. Mas afinal, você sabe qual é a diferença destes ensaios?

Challenge Test:

O Teste de Eficácia Antimicrobiana, também conhecido como Challenge test, tem como objetivo final determinar a resistência de um produto ou material à contaminação microbiana, refletindo na eficácia do sistema do conservante. Por meio deste teste podemos verificar se a dosagem de conservante está adequada ao produto final, e se o produto está apto a resistir às condições climatéricas extremas e intervenções na qual será submetido, durante o período de sua validade.

Para realizar esta análise uma quantidade do produto é inoculada com uma determinada população de microrganismo padrão. O produto contaminado com o microrganismo teste é incubado em condições de temperatura adequados para o seu desenvolvimento. Em diferentes tempos de incubação, uma alíquota do produto é retirada e a contagem microbiana é realizada.

Com o passar do tempo, a quantidade de microrganismo padrão deve diminuir e deteriorar-se, indicando a eficácia do conservante. Caso contrário, ou seja, ainda haver crescimento microbiano, deve-se ou aumentar a dose do conservante ou até mesmo mudá-lo para obter um produto de qualidade, sendo necessário realizar o teste novamente.

Shelf Life:

            Os Estudos de Estabilidade, também conhecido como Shelf Life, fornecem indicações sobre o comportamento de um produto, em determinado intervalo de tempo, frente a condições ambientais, tais como temperatura, umidade, vibração, microrganismos, luz, oxigênio e acondicionamento que possa ser submetido, desde a fabricação até o término da validade. Desta forma, os Estudos de Estabilidade permitem aprimoramento das formulações, além da determinação do prazo de validade e acondicionamento do produto.

            O Shelf Life ocorre por três avaliações, aos quais são as características organolépticas, análises físico-químicas e microbiológicas. Além disto, existem dois tipos de Estudos de Estabilidade, o de curta e o de longa duração.

  • Estudo de Estabilidade de curta duração: tem como finalidade auxiliar na determinação de parâmetros como determinação do prazo de validade, cuidados de conservação e avaliar possíveis efeitos e alterações físicas, químicas, biológicas e microbiológicas, que o produto pode sofrer em condições forçadas de armazenamento sob o efeito de curtos períodos.
  • Estudo de Estabilidade de longa duração: promove a verificação das características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas do produto, de acordo com as condições de armazenamento e prazo de validade propostas.

Resumidamente, o Challeng Test é um analise que serve para verificar a resistência de um conservante e o Shelf Life é um método que serve para determinar a validade e acondicionamento de um produto. No Laboratório Controller você pode encontrar esses estudos para seu produto, entre em contato e faça um orçamento.

Bruna Savedra Santana

Química de Controle de Qualidade do Laboratório Controller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?