A alíquota de excipiente enviada à parte serve para zerar o equipamento em que será quantificada a amostra contendo o ativo com excipiente, ou seja, importante para descontar o excipiente presente na amostra e garantir que não interfira no resultado.
A Farmacopéia Brasileira (2010) explica que a análise de Uniformidade de conteúdo baseia-se no doseamento do ativo de um número de doses unitárias, devendo-se utilizar doses abaixo de 25 mg. Para a análise de variação de peso deve-se realizar o peso médio e a partir do resultado do doseamento de um alíquota, estimar a quantidade de ativo em cada cápsula, devendo-se utilizar uma dose igual ou acima de 25 mg.
Cada tipo de amostra tem o seu formulário específico e as informações preenchidas pelo cliente são repassadas diretamente para o relatório de ensaio. É importante também para a rastreabilidade de possíveis não conformidades após o recebimento dos resultados.
Respeitar a quantidade exata solicitada nos procedimentos de amostragem de cada amostra, pois o envio de amostras em menor ou maior quantidade pode inviabilizar a análise.