Pseudomonas aeruginosa
Pseudomonas Aeruginosa: Como Evitar Que Contaminem a Água [2021]
19/01/2017
Sabonetes Antibacterianos
30/01/2017

O Conservante Ideal

Escolher um conservante pode ser desafiador. Conheça as melhores opções do mercado e saiba qual a melhor escolha para suas formulações.

 

Infelizmente ainda não existe. Devido a isto novos “bleds” surgem a cada dia no mercado em uma tentativa de unir o que cada um tem de melhor em uma formulação única. Porém lembre que a maioria deles é feita de vários conhecidos!

Elaboramos um pequeno resumo sobre as particularidades que fazem a diferença no uso de algumas fórmulas que você já deva ter ouvido falar ou não.

 

PARABENOS – Phenova ou Phenonip

Por possuir um sua formulação um “blend” somente de parabenos é na sua solubilidade baixa em água típica dos parabenos que deve-se atentar. Temperaturas máximas de 70 0C com agitação exigem monitoramento constante durante a homogeneização. A frio pode ser outra opção com o veículo adequado

(propilenoglicol). A segurança dos parabenos ainda é bastante discutida, este ainda é um fator a ser considerado.

 

FENOXIETANOL – Verstatil

Alternativa ao movimento “parabens free”. O nível de fenol livre do ativo pode variar dependendo da pureza do fenoxietanol e é um fator a ser considerado por ser altamente irritante. Temperaturas na sua utilização devem estar no limite de 85 0C para impedir a inativação.

 

METILIZOTIAZOLINONA – Neolone 950

Também se recomenda incorporá-lo à formulação em temperaturas abaixo de 45 0C, exigindo atenção e monitoramento constante. O ativo possui fraca ação contra fungos. É encontrado também incorporado à outros ativos eficazes contra fungos em outras fórmulas comerciais.

Conservantes para cosméticos, parabens free, parabenos, phenova, phenonip, germall, neolone, verstatil

DIAZOLIDINIL URÉIA – Germall Plus

Exige monitoramento da temperatura na incorporação. “Parabens free” e ótima sinergia quando associado em formulações contendo EDTA. O uso do seu principal ativo (diazolidinil uréia) é proibido no Japão.

 

METILCLOROIZATIAZOLINONA – MICROCARE CM

É uma mistura sinérgica de isotiazolinonas, que promove uma proteção efetiva a baixos níveis de adição (5 – 15 ppm do ativo total) e possui alta solubilidade em água. É estável a temperatura inferior a 50 ºC. Tem efeito para contaminantes potenciais de produtos cosméticos e de higiene pessoal.

 

IMPORTANTE: O objetivo deste texto é mostrar que mesmo eficazes contra os micro-organismos existe um cuidado na manipulação que deve ser observado, um deles é a temperatura.

– Mesmo com a ficha técnica do fabricante é interessante que conhecendo o ativo se pesquise possíveis  incompatibilidades  nas literaturas, pois encontramos algumas fichar muito pobres em detalhes.

– O único teste que afirma a eficácia do sistema é o “challenge test” .

– Os nomes comerciais acima citados são apenas associativos e os comentários estão relacionados aos ativos das formulações fundamentalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?